quinta-feira, 13 de maio de 2010

A Música

Música é uma palavra feminina vinda da mitologia grega, que significa sucessões de sons e de silêncio organizados em um determinado espaço de tempo. A música pode ser vista como, prática cultural, como expressão artística e podendo se utilizar da forma terapêutica, festivas, e em rituais religiosos.

O tema abordado, Mulheres na Percussão - Batida Feminina, surgiu a partir da idéia de mostrar a feminilidade musical baiana, partindo do pressuposto que a Bahia é uma terra bastante feminina, composta por mulheres fortes, determinadas, trabalhadoras, e não somente dona de casa, e que elas podem ser isso tudo além de percussionistas.


O rádio proporciona que a informação veiculada possa ser recebida a qualquer hora, por várias pessoas simultaneamente, com objetividade e credibilidade além de incentivar o público para a retomada da valorização do som, pois, a maioria tem preferência por costume ao visual, mas pretendemos abrir esse leque e mostrar que o rádio pode ser também um veículo de massa vantajoso para oferecer informações de qualquer cunho. De acordo com Meditsch (1999, p.35) “o rádio foi o primeiro artefato eletrônico a penetrar no espaço doméstico”.


Os pesquisadores, Luiz Ferraretto e Doris Haussen, estudaram o rádio em sua construção e a partir deles que construímos o nosso discurso com o intuito de relacionar o rádio como tecnologia de linguagem sonora e em tempo real.
É interessante mostrar a história e trajetória de alguns grupos baianos compostos somente por mulheres, que lutam para lidar com as adversidades e pré-conceitos para conseguir conquistar seu espaço no ramo artístico musical, cultural e social, através da sua música.


Assim acompanharemos a banda Didá, e outros grupos para conseguirmos compreender este mundo da percussão feminina. A ação praticada por essas mulheres e entidades femininas de Salvador tem papel fundamental na área educacional da comunidade onde estão inseridas, sendo reconhecidas nacional e internacionalmente por seus trabalhos musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário