sábado, 5 de junho de 2010

O programa Batida Feminina - BF

O programa tem a denominação de Batida Feminina, pois vai tratar sobre temas musicais voltado para mulheres e em edição inaugural apresentará como assunto Mulheres na Percussão. Decidimos trabalhar com um assunto pouco explorado, justamente com a intenção de propagar essa musicalidade baiana, que é marcante em nossa cultura, principalmente quando relacionada às questões dos afros descendentes, a contribuição social desses grupos para a comunidade onde estão inseridos e o preconceito sofrido por essas mulheres percussionistas.

Na programação do Batida Feminina - Mulheres na Percussão haverá entrevistas com o professor de percussão Jorge Onça da UFBA, com Érica Pereira e Poliana Coelho, formandas da UFBA, além das bandas femininas como Didá e Samba Maria juntamente com suas principais percussionistas e alunas, enquetes, agenda e músicas. Nesse primeiro episódio, faremos uma breve introdução sobre os primórdios da percussão.

O piloto terá três blocos. No primeiro, os ouvintes poderão ouvir a narrativa do programa, uma entrevista exclusiva com o professor Jorge Onça, falando sobre percussão e também dos instrumentos, além da procura das mulheres por aulas de percussão.

Haverá ainda a participação de Poliana Coelho dando seu depoimento como a primeira mulher a se formar em Percussão na Bahia, no quadro “Fala Povo”, a opinião do público, uma entrevista com Neguinho do Samba, em seguida da líder atual da Banda, Vivian Caroline, que falará sobre a Didá, agenda cultural, apresentaremos também uma banda de samba Samba Maria, onde Juliana Almeida, integrante do grupo concede uma entrevista por telefone, falando sobre o trabalho, o professor e músico Afonso Luiz comenta como se deu a presença da mulher na percussão.

Para finalizar as entrevistas, o mestre e doutor em Educação Musical da UFBA, Jorge Sacramento, comenta sobre estilo feminino na percussão.